O Hibridismo na História
Houve momentos na
história em que a humanidade se opôs ao desenvolvimento tecnológico com o
argumento de que a tecnologia traria miséria e fome para a humanidade.
Com o passar do tempo
foram percebendo que o progresso é necessário
e inevitável ao adiantamento do homem. É sempre bom dar uma olhada na história
para entender e compreender o momento que vivemos hoje, e é falando disso que
vimos o ano de 2020 entrar para a história, ano
da covid-19, em que o mundo parou, fazendo a educação dar um salto muito
grande.
Como continuar o ano de 2020 sem interromper um ano letivo?
Descobrimos que graças a Terceira Revolução Industrial nos
Estados Unidos, a produção massiva de computadores foram incorporados à
Educação Acadêmica. Isso se consolida com mais força a partir de 1970, ano em
que também se inicia a aplicação de Ensino Assistido por computador.
A partir dos anos 1990, as máquinas de computador
tornaram-se mais acessíveis para o público em geral, o ensino híbrido ganhou
cada vez mais espaço nas instituições de Ensino Superior, sendo usado no modelo
de ensino à distância. Esse modelo já havia sido previsto e nomeado na década
de 60 como Blended Learning, para fazer referência ao ensino
misto ou combinado.
É graças à tecnologia que continuamos com os nossos
alunos, cada vez mais engajados em sala de aula, mesmo que remotamente, sendo
protagonistas da sua própria história.
Professora Maria de Lourdes da Costa Santos
Professora de História e Geografia das turmas de Ensino Fundamental II
na Escola Chácara desde o ano 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário